Momento da Saúde!

A Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Atenção Psicosocial - CAPS I realizou nesta terça-feira (21) a 1° Caminhada da Luta Antimanicomial.
Estavam presentes o Secretário Municipal de Saúde, Sergio Moreira, Iraci Leite Diretora do Hospital Lopes Rodrigues, Profissionais do CAPS e Secretaria de Saúde, Equipe da Fisioterapia, ACS do Ponto.
A Caminhada foi realizada nas ruas do Distrito de Ponto, os usuários do serviço seguravam cartazes produzidos por eles em oficina realizada no CAPS com frases sobre a Luta Antimanicomial: "Liberdade", "Viva a Reforma Psiquiátrica, Viva os CAPS", "Liberdade, Respeito e Dignidade" foram algumas das frases.
Durante a caminhada a Psicóloga Danubia Azevedo salientou a importância do serviço CAPS após Reforma Psiquiátrica onde os pacientes são hoje tratados de forma humana e com inclusão social. A diretora do Lopes, Iraci Leite fortaleceu o discurso sobre a desinstitucionalização dos hospitais psiquiátricos e do seu apoio aos Centros de Atenção Psicossocial, finalizando com falas sobre a defesa do cuidado em liberdade.
O Secretário Sérgio Moreira agradeceu a presença de todos e fortaleceu a prioridade na atenção aos usuários do CAPS, como pessoas que merecem serem felizes e bem cuidadas, fortalecendo assim o discurso sobre a garantia dos direitos fundamentais, cultura, lazer, festas, direito aos espaços públicos entre outros.
A caminhada foi finalizada com momentos de fala dos pacientes:
"Eu gosto do CAPS, gosto das Prós, gosto de estar no CAPS, o CAPS mim faz bem"
"Antes eu tinha que pagar transporte para ir em feira no médico e hoje agradeço a Deus e a todos por ter CAPS em Serra Preta".
A coordenadora do CAPS, Virgínia, agradeceu a presença de todos e o apoio de Iraci, do prefeito Aldinho e do secretário Sérgio. "Sempre que solicitamos temos todo apoio para fazer o melhor pelos pacientes".

Fonte: fange da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário